Tags

Publicações Relacionadas

Facebook

 
 

Michel Bourez e Sally Fitzgibbons vencem o Billabong Rio Pro 2014

O taitiano Michel Bourez e a australiana Sally Fitzgibbons foram os campeões da etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour encerrada nesta segunda-feira no Rio de Janeiro. A vitória no Billabong Rio Pro foi a segunda de Bourez na temporada 2014, com o taitiano subindo da oitava para a quarta posição no ranking que passou a ser liderado pelo onze vezes campeão mundial Kelly Slater. Sally Fitzgibbons festejou o seu segundo título na Barra da Tijuca, acabando com a série de vitórias de Carissa Moore e assumindo a vice-liderança no campeonato.

“O gosto da vitória é muito bom, é como beber champanhe (risos). O Rio de Janeiro é lindo, adoro este lugar com tanta gente apaixonada pelo nosso esporte, lotando a praia todos os dias”, disse Michel Bourez.

O taitiano começou o dia batendo o campeão mundial de 2012, Joel Parkinson. Depois, passou nas quartas de final por Jordy Smith, que defendia o título do Billabong Rio Pro de 2013, e na semifinal derrotou o australiano Taj Burrow. Já o vice-campeão Kolohe Andino derrotou Kelly Slater nas semifinais na última onda da bateria, por uma pequena diferença de 14,73 a 14,17 pontos.

Kelly Slater, aliás, abriu a segunda-feira com a única nota 10 do Billabong Rio Pro em um tubo incrível que surfou na primeira onda do dia para derrotar Adriano de Souza. Era mais um duelo contra o brasileiro, para quem tinha perdido nas seis vezes que se enfrentaram antes. Mineirinho não achou as ondas e só pegou a sua primeira no último minuto, quando a vitória do maior ídolo do surf já estava consolidada.

“Eu já estava cansado de perder para ele (Adriano de Souza). Foram seis vezes seguidas e fiquei pensando bastante nesta situação hoje quando cheguei aqui na praia”, disse Kelly Slater. “O mar é muito imprevisível aqui e foi louco ver aquela onda vindo para mim do nada. Nunca imaginei pegar um tubo como aquele hoje nesse mar, mas dropei e só rezei para ter um lugarzinho pra sair na boca do tubo. Acho que fui atendido, depois de tantas fechadeiras que peguei nessa semana”.

Entre as meninas, a havaiana Carissa Moore chegou como favorita em sua terceira final consecutiva no campeonato, mas Sally Fitzgibbons acabou com a série invicta da líder do ranking para festejar a sua primeira vitória na temporada. As duas já venceram a etapa brasileira no Rio de Janeiro, com Carissa sendo campeã em 2011 e Fitzgibbons em 2012. A brasileira Silvana Lima terminou a competição em 9º lugar.  Sally Fitzgibbons também foi finalista no ano passado, quando perdeu para a australiana Tyler Wright.

“É um sentimento incrível este, pois estou caçando uma vitória há bastante tempo. Vencer aqui no Rio de Janeiro de novo é muito especial”, disse Sally Fitzgibbons.

Michael Bourez faturou 100 mil dólares pela vitória no Rio de Janeiro, enquanto o vice-campeão Kolohe Andino ficou com 40 mil dólares. Sally Fitzgibbons levou pra casa o prêmio de 60 mil dólares, e Carissa Moore com 25 mil dólares. A próxima etapa será nas Ilhas Fiji, nos dias 1 a 13 de junho.

Vela a classificação completa no final desta matéria.

Michel Bourez vence o  Billabong Rio Pro 2014 / Foto: João Mattos / FotoNews

Michel Bourez é carregado ao sair na água após vencer o Billabong Rio Pro 2014 / Foto: João Mattos / FotoNews

Michel Bourez vence o  Billabong Rio Pro 2014 / Foto: João Mattos / FotoNews

Michel Bourez comemora a sua segunda vitória na temporada / Foto: João Mattos / FotoNews

Michel Bourez vence o  Billabong Rio Pro 2014 / Foto: João Mattos / FotoNews

Michel Bourez e Kalohe Andino recebem os troféus da etapa / Foto: João Mattos / FotoNews

Michel Bourez vence o  Billabong Rio Pro 2014 / Foto: João Mattos / FotoNews

Kalohe Andino comemora dando um banho de champanhe em Michel Bourez / Foto: João Mattos / FotoNews

Sally Fitzgibbons vence o  Billabong Rio Pro 2014 / Foto: João Mattos / FotoNews

Sally Fitzgibbons comemora a sua segunda vitória no Rio de Janeiro / Foto: João Mattos / FotoNews

Sally Fitzgibbons vence o  Billabong Rio Pro 2014 / Foto: João Mattos / FotoNews

Carrissa Moore em 2º e Sally Fitzgibbons em 1º no Billabong Rio Women’s Pro / Foto: João Mattos / FotoNews

Resultado do Billabong Rio Pro 2014

1º Michel Bourez (Tah)
2º Kolohe Andino (EUA)
3º Kelly Slater (EUA)
3º Taj Burrow (Aus)
5º Nat Young (EUA)
5º Bede Durbidge (Aus)
5º Sebastian Zietz (Haw)
5º Jordy Smith (Afr)
9º Adriano de Souza (Bra)
13º Filipe Toledo (Bra)
13º Gabriel Medina (Bra)
13º Alejo Muniz (Bra)
13º David do Carmo (Bra)
25º Peterson Crisanto (Bra)
25º Raoni Monteiro (Bra)
25º Miguel Pupo (Bra)

Resultado do Billabong Rio Women’s Pro 2014

1º Sally Fitzgibbons (Aus)
2º Carissa Moore (Haw)
3º Lakey Peterson (EUA)
3º Tyler Wright (Aus)
5º Alessa Quizon (Haw)
5º Pauline Ado (Fra)
5º Nikki Van Dijk (Aus)
5º Coco Ho (Haw)
9º Silvana Lima (Bra)


Comentários

comments