Exposição de Evandro Teixeira retrata os anos 60 jan15

Tags

Publicações Relacionadas

Facebook

 
 

Exposição de Evandro Teixeira retrata os anos 60

Cenas da ditadura no Centro do Rio de Janeiro contrastam com imagens da leveza das praias cariocas da década de 60 na exposição “Tempos de chumbo, tempos de bossa – Os anos 1960 pelas lentes de Evandro Teixeira”, em cartaz a partir de hoje, dia 15/01, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF).

No momento em que o golpe militar completa 50 anos, o trabalho de Evandro mostra uma cidade cortada pelo movimento político estudantil em meio ao cenário musical, comandada pela Bossa Nova.  Um dos ícones do fotojornalismo brasileiro apresenta imagens históricas de um Rio de Janeiro após o golpe militar. Em paralelo às adversidades e manifestações populares do período, a mostra traz a descontração da música, da praia e da moda carioca.  Além dos trabalhos impressos, o visitante tem a oportunidade de assistir um audiovisual com mais 100 imagens.

Com curadoria de Márcia Mello, diretora da Galeria Tempo, especializada em fotografia contemporânea, a individual de Evandro Teixeira fica em exibição até  27 de Fevereiro, de terça a domingo, das 12h às 19h, no CCJF (Av. Rio Branco, 241 – Centro). Entrada gratuita.

Sobre o fotógrafo
Evandro Teixeira nasceu em 1935 em Irajuba, interior da Bahia, e  iniciou a carreira em 1957, como repórter fotográfico de O Diário da Noite e O Jornal (Diários Associados). Em 1963, foi para o Jornal do Brasil, onde ao longo de 47 anos se tornou um dos principais fotojornalistas do país. Hoje, suas fotos fazem parte de acervos de museus no Brasil e no exterior.

Tempos de Chumbo / Tempos de Bossa - Evandro Teixeira


Comentários

comments